Quem somos
Equipe coordenadora
Ligia Aquino
Mãe de Laura e Gael e idealizadora da Casa Mães para Sempre, a semente do Instituto!
Após passar pela perda gestacional tardia, com 39 semanas, de sua primeira filha Laura, idealizou em 2019 um lugar de escuta, apoio e acolhimento ao luto gestacional, neo e perinatal, tão invisibilizado em nossa sociedade.
Acreditando na importância de validação da vida de sua filha e de todos os bebês que nasceram dormindo, ou que tiveram breve passagem por aqui, Ligia mantém seu propósito maior que é humanizar esse luto.
Lutando por ações que garantam apoio, acolhimento e assistência para as famílias enlutadas, trabalhando para uma melhor formação dos profissionais de saúde, buscando parcerias para a melhoria das políticas públicas relacionadas ao luto gestacional, neo e perinatal, entre outras frentes de trabalho.
Aqui no Instituto, Ligia cuida das nossas Relações Públicas e está sempre engajada na construção de políticas públicas que apoiam o luto parental.
Damiana Angrimani
Damiana há muitos anos teve uma perda gestacional que a fez vivenciar na pele quanto há falta de legitimação e invisibilidade social para o luto perinatal.
​
Ela já trabalhava como psicóloga e começou a pesquisar sobre a humanização do luto perinatal, decidindo então, que trabalharia com pessoas no período perinatal e parental e que se dedicaria à facilitar um espaço para que todas as famílias que chegassem até ela pudessem ser acolhidas e escutadas com dignidade em sua caminhada pelo processo de luto.
​
Psicóloga, pós-graduada em Psicologia Perinatal e Parental pelo Instituto Gerar e com formação em Abordagem Centrada na Pessoa pelo Encontro ACP. Realizou formação em psicologia da assistência perinatal e de teoria do apego pelo Instituto Aripe e na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) cursou Inovação em Saúde Materno-Infantil.
É uma das idealizadoras do podcast Psyco que traz temáticas relacionadas à psicologia e cultura pop.
No Instituto, a Dami é a especialista no tema luto parental, atua no cuidado e é responsável pela frente de pesquisas, estudos e cursos.
Brunna Martinato
Brunna Martinato é mãe, psicóloga pela abordagem centrada na pessoa, apaixonada pelos processos humanos, facilitadora de grupos, empreendedora social no movimento De Pessoa pra Pessoa, de humanização dos ambientes de trabalho. Companhia de qualidade nos desafios de vida!
​
Aqui no Instituto do Luto Parental, ela também é companhia na criação dos processos, no acolhimento das famílias e no cuidado. Desde a primeira roda, ela se mantém de mãos dadas com a gente!
Fabiana Lima
A Fabi é produtora e gestora cultural, formada em Comunicação Social e, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Gestão Cultural. Seus últimos quinze anos de atuação no mercado foram para o terceiro setor.
​
Vegetariana, louca por animais, feminista, militante por um mundo mais sustentável e relações mais humanizadas em várias esferas.
Sua primeira perda gestacional aconteceu em 2019 quando os coraçõezinhos de seus gêmeos pararam de bater com 8 semanas. Chegou ao Instituto ainda neste ano na segunda roda de apoio presencial, quando na época o Instituto ainda era chamado Casa Mães para Sempre.
​
Nos anos seguintes teve outras perdas gestacionais e 4 processos de FIV que não deram certo. Ela criou muitos rituais para homenagear seus 9 bebês que tiveram uma breve passagem por aqui.
​
Sua trajetória pelo luto gestacional a aproximou de tantas outras famílias que vivenciam esta dor. No Instituto, a Fabi faz a moderação dos grupos de apoio no Telegram, facilita rodas de luto gestacional e para famílias que tentam uma nova gestação, e também produz nossos eventos.